
CRESCEMOS NO TAMANHO
Desde 2008 que atuamos no terreno e criamos conhecimento
A Pista Mágica é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que acredita no vasto potencial do voluntariado e da cidadania ativa enquanto caminhos para a transformação da sociedade.
Desde julho de 2008 que nos temos moldado ao cumprimento da Missão de contribuirmos para uma maior cultura de voluntariado e de cidadania, de forma consciente e comprometida. Temos escrito a nossa história em cima da malha da inovação da social, com contornos bem definidos daquilo que somos enquanto casa-comum uns para os outros.
2008 - O início dos voos
Criação da Escola de Voluntariado – a primeira em Portugal – Pista Mágica, por Sónia Fernandes e Ana Vasconcelos
2009 - Missão
É lançada a primeira publicação de preparação de pessoas para Missões de Cooperação Internacional: o livro “Sobreviver em Missão”. A Pista Mágica é reconhecida como ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.
2011 - Todos temos asas
Lançamento do primeiro livro infantil sobre voluntariado – “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar” –recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL)
CADEI : A metodologia
É criada pela Sónia a metodologia CADEI (CApacitação, Diagnóstico, Experimentação, Impacte), uma metodologia inovadora de capacitação em Gestão de Voluntariado.
2014 - Um primeiro VOAHR
Lançamento da primeira edição do projeto VOAHR – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência.
2015 - Destino? Europa
A Pista Mágica dá o seu primeiro passo para a internacionalização, com a parceria no projeto Erasmus+ EVOLVET (European VOLunteer coordinators Vocation Education and Training).
2017 - CADEI - Inovação Social
É apresentado um estudo que comprova que, tanto a nível de conhecimento científico como de conhecimento prático, a metodologia CADEI é um exemplo de Inovação Social, eficaz na capacitação de organizações em Gestão de Voluntariado.
2018 - VOAHR pelos municípios
Nasce um novo projeto VOAHR, desta vez destinado à dinamização do voluntariado a nível local através do trabalho de proximidade com 14 municípios da Área Metropolitana do Porto: o VOAHR Municípios.
2019 - Gestão de voluntariado: um manual
I Encontro Intermunicipal do projeto VOAHR Municípios, a versão portuguesa daquela que é considerada, a nível internacional, a “bíblia” da Gestão de Voluntariado, de Steve McCurley e Rick Linch: o “Manual Completo de Gestão de Voluntariado”.
É realizada a primeira Pós-Graduação de Gestão de Voluntariado em Portugal, em parceria com o ISSSP.2020 - Um ano de reivenção
A Pandemia levou-nos à digitalização dos nossos recursos de conhecimento da Escola de Voluntariado (formações e demais recursos de trabalho). Fomos para o terreno gerir um programa de voluntariado e recebemos uma menção honrosa do Prémio Manuel António da Mota.
2021 - A Fábrica
Agora não somos apenas uma Escola, somos também uma Fábrica de Voluntariado: uma nova esfera onde apoiamos as organizações na operacionalização dos seus programas de voluntariado.
2022 - Voluntariado inclusivo
Começamos os primeiros projetos que usam o voluntariado como ferramenta de inclusão social, em que as pessoas em situação de vulnerabilidade são voluntárias. Criamos, assim, a nova esfera, a Ação Comunitária.
Queres saber mais?
Ana Luísa Azevedo – Gestão de Equipas e Operações:
+351 92 410 25 06 ou analuisa.azevedo@pista-magica.pt

Missão & Visão
Para podermos caminhar rumo a uma maior cultura de voluntariado e cidadania em Portugal e no mundo, queremos assumir um papel mais ativo na definição de estratégias e políticas de voluntariado e numa maior participação em rede.
Acreditamos na diversificação dos nossos projetos e serviços, querendo chegar a mais agentes de voluntariado, não só capacitando para uma ação com impacto, mas também apostando na capacidade de operacionalização de programas de voluntariado.
Acreditamos em fazer parte da solução para um mundo com mais pessoas ativas e atentas nas suas comunidades, enquanto cidadãs e agentes de voluntariado competentes e comprometidas.
Valores
INOVAÇÃO. Procuramos implementar soluções inovadoras e flexíveis para colmatar os desafios e necessidades das comunidades através do exercício da cidadania ativa e do voluntariado comprometido e competente, fomentando uma visão para lá do convencional e abrindo portas e janelas ao vasto mundo da inovação.
COLABORAÇÃO. Acreditamos que o caminho faz mais sentido em rede e em colaboração, partilhando aprendizagens e conhecimentos num projeto comum de fazer crescer o exercício da cidadania e a cultura do voluntariado, em Portugal e no Mundo.
TRANSPARÊNCIA. Valorizamos a abertura e a transparência como alicerces da confiança e do reconhecimento que temos vindo a co-construir com todas as pessoas e entidades com quem cruzamos caminho.


Sónia Fernandes

Ana Vasconcelos

Ana Luísa Azevedo

Daniel Pereira

Paula Pereira

Isadora Freitas

Filipa Pisco

Ana Gonçalves

Cláudia Dias

Susana Godinho

Sara Correia

Sunlina
