O Projeto TRAINEE

O projeto TRAINEE (Training and Raising Awareness through In-service Networks for Employment and Entrepreneurship) é uma parceria estratégia de 28 meses, financiada pelo programa Erasmus+ no âmbito da Ação-Chave 2 (Juventude), que reúne Organizações Não Governamentais de cinco países europeus. Coordenado pela Neo-Sapines (Espanha), tem como organizações parceiras a Pista Mágica – Escola de Voluntariado e mais cinco ONG: CONGDCAR (Espanha), Centre for Social Innovation (Chipre), Associazione Internazionale Volontari Laici (Itália), Klaipėda Ernestas Galvanauskas Vocational Training Centre (Lituânia) e Youth Network MaMa (Eslovénia).

O objetivo desta iniciativa consiste na disseminação e adaptação da metodologia do Service-Learning para os jovens de forma a que os seus processos de aprendizagem possam ser um contributo para a comunidade. O projeto pretende criar uma plataforma de oportunidades de Service-Learning, bem como um Manual sobre o tema e sobre como implementar um programa de Service-Learning.

As organizações envolvidas
Neo Sapiens | Pista Mágica - Escola de Voluntariado
Neo Sapiens – Espanha

Entidade de formação e mobilidade, que tem como objetivo desenhar, gerir e executar projetos de educação, formação, cultura e mobilidade internacional, bem como desenvolver materiais pedagógicos.

CONGDCAR – Espanha

A Coordinadora de Organizaciones No Gubernamentales para el Desarrollo de la Comunidad Autónoma de La Rioja nasceu em 1997 com o propósito de juntar todas as organizações que, a partir de La Rioja, trabalham para o desenvolvimento dos países com maiores necessidades.

Centre for Social Innovation – Chipre

É uma organização de Investigação e Desenvolvimento focada em promover a inovação social capaz de criar uma mudança positiva a nível local, regional, nacional e global.

Associazione Internazionale Volontari Laici – Italy

Estabelecida em 1966 procura formas efetivas e inovadoras de atuar, reconhecendo os valores fundamentais e o compromisso para com o voluntariado. Através da promoção de uma cidadania responsável baseada nos princípios da solidariedade, atua de forma efetiva para promover a mudança, apoiar o diálogo e a compreensão mútua entre pessoas para a construção de um mundo mais justo e unido.

Klaipėda Ernestas Galvanauskas Vocational Training Centre – Lituânia

É um centro com uma oferta variada de oportunidades de formação vocacional, que permite a aquisição de competências necessárias nos dias atuais, face ao rápido desenvolvimento das TIC.

Youth Network MaMa – Eslovénia

Combina e representa organizações que têm em funcionamento Centros de Juventude ou que atuam no âmbito da comunidade juvenil na Eslovénia, com o propósito de melhorar os seus tempos livres e de os tornar úteis para a vida em sociedade.