VOAHR Municípios
VOAHR é a sigla do projeto designado “Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência” criado pela Pista Mágica – Escola de Voluntariado.
Atualmente estamos a implementar a 2.ª edição cujo objetivo é dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo os agentes de voluntariado, desde os voluntários, as organizações da economia social, o setor público, as empresas e entidades educativas.
Conta com o financiamento do Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto (POISE) e como investidores sociais os 14 Municípios da AMP (Área Metropolitana do Porto) designadamente: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.
É uma iniciativa que pretende aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através de ações de capacitação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente e profissional.

VOAHR Municípios | Pista Mágica - Escola de Voluntariado
VOAHR

O Projeto VOAHR – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência – foi um projeto que decorreu entre outubro de 2014 e março de 2016 no âmbito do Programa Cidadania Ativa, financiado pelo EEA Grants e gerido pelo organismo intermédio Fundação Calouste Gulbenkian, em que a FNAJ (Federação Nacional de Associações Juvenis) é a entidade promotora, contando como parceiros com o IPDJ, IP (Instituto Português do Desporto e da Juventude), a Asserbiz e a Pista Mágica como entidade implementadora.

Este projeto foi criado com o propósito de melhorar o desempenho das ONGs na gestão dos seus voluntários, sendo utilizada uma metodologia experimental na capacitação dos seus colaboradores. O Voahr demonstrou ter cumprido o seu propósito, com metas alcançadas superiores às previstas.

VoaHR | Pista Mágica - Escola de Voluntariado