'Vollunteering for Peace' Seminar | Pista Mágica

Seminário ‘Volunteering for Peace’

Entre 1 e 7 de abril, a Pista Mágica participou no Seminário ‘Volunteering for Peace’ (Voluntariado para a Paz), em Vilanova i la Geltrú, em Barcelona, Espanha, um evento financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e organizado pela associação Fundació Catalunya Voluntària.

O seminário reuniu 17 profissionais da juventude de 9 países diferentes, sendo eles líderes de ONGs, coordenadores de projetos, gestores de voluntários, supervisores, formadores e voluntários que se encontram envolvidos ativamente na sua organização.

O objetivo deste seminário consistiu em dar a perceber o voluntariado como uma força motriz para promover e construir a paz. Durante o seminário, a entidade organizadora, Fundación Catalunya Voluntària, e as ONGs participantes dedicaram-se à partilha de conhecimento, ideias e boas práticas para inspirar e apoiar os jovens voluntários a fazerem parte de iniciativas que criem um impacto social positivo, assim como a serem mais proativos face aos diferentes tipos de discriminação, violência e incitação ao ódio, incentivando os voluntários a realizar novas atividades, como campanhas de consciencialização e de advocacia, com o foco na construção de sociedades mais pacíficas, inclusivas e sustentáveis.

As 5 principais competências que tiveram foco durante o seminário foram a escuta ativa, a comunicação não-violenta, o dar e receber feedback, o pensamento crítico e a gestão de conflitos. Também aprendemos uns com os outros sobre como fazer uma boa gestão de voluntários, como executar uma campanha e como promover a mudança.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.