Pós-graduação Gestão de Voluntariado | Pista Mágica - Escola de Voluntariado

Pista Mágica cria pós-graduação em Gestão de Voluntariado

Associação junta-se a ISSSP para formação inédita no Ensino Superior

Foi anunciada este mês a pós-graduação em Gestão de Voluntariado pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). Esta surge em parceria com a associação Pista Mágica – Escola de Voluntariado num contexto inovador, sendo que se trata da primeira formação superior sobre o tema.

Sendo a sua missão principal a valorização da profissão de Gestor de Voluntariado, esta pós-graduação tem também como objetivo preparar os seus formandos, tanto para organizar como gerir um programa de voluntariado. Estes serão dotados de instrumentos teóricos e práticos que lhes permitam a implementação e gestão de equipas de voluntários nas suas diversas áreas de atuação.

“Existem atualmente milhares de Gestores de Voluntários em Portugal integrados nas organizações da economia social e não existia, até ao momento, qualquer formação académica para os capacitar, para dar instrumentos a estes profissionais”, afirma Sónia Fernandes, Presidente da Pista Mágica – Escola de Voluntariado, também uma das formadoras da pós-graduação. “Esta profissão ainda não é reconhecida nem considerada em várias organizações. É uma função entre outras, acumulada na lista de deveres de milhares de funcionários do setor não lucrativo. Acreditamos que com a criação da pós-graduação, para além de proporcionar uma formação académica, se valoriza a profissão de Gestor de Voluntariado.

A pós-graduação de Gestão de Voluntariado vem abrir caminho para a formação académica na área do voluntariado, que em Portugal, em 2010, contava com mais de 55 mil entidades, 260 mil trabalhadores e um contributo de 3,8% para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo os dados elaborados em conjunto pelo Instituto Nacional de Estatística e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

As inscrições estão abertas até dia 1 de março de 2019, limitadas a 20 vagas. O seu início está previsto para o dia 8 de março do mesmo ano, com uma carga horária que prefaz um total de 145 horas.

Para mais informações sobre a pós-graduação em Gestão de Voluntariado e como se inscrever, pode consultar o website do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.