Title Image
Serviços de Capacitação

A Pista mágica é composta por profissionais especializados na área do voluntariado e da gestão e organização do mesmo.

Os nossos serviços definem-se pela flexibilidade  de formato, conteúdo e horário das atividades, tendo em conta as necessidades do cliente. Pautamos por um serviço à medida, onde se insere a formação, os workshops, as palestras e a consultoria.

 

Veja o nosso catálogo de serviços de capacitação aqui.

formação
Formação Presencial
Palestra
Formação Online
Palestra
Workshops
Consultoria
CADEI

Formação

Levamos a cabo vários serviços de capacitação direcionados aos agentes de voluntariado, sejam eles voluntários, aspirantes a voluntários, gestores/coordenadores de voluntários, líderes organizacionais. Os nossos clientes são provenientes de todos os setores, desde o governamental ao da economia social e empresarial. Este serviço é pago.

 

Os nossos formadores podem deslocar-se às organizações desde que sejam pagam todas as despesas inerentes às deslocações. Estamos também disponíveis para dar formação síncrona online e dispomos de uma plataforma de cursos assíncronos (aqui).

Esta ação de capacitação pretende dotar os participantes das competências necessárias para gerirem de forma eficaz os seus recursos humanos voluntários.

Público-alvo: Pessoas coordenadoras/gestoras voluntariado

Duração: entre 3h e 36h

Conteúdos:

1. Introdução ao voluntariado

2. Planeamento do programa de voluntariado

3. Organização do programa de voluntariado

4. Elaboração de perfis de posto de voluntários

5. Recrutamento dos voluntários

6. Entrevista e seleção dos voluntários

7. Preparação dos voluntários

8. Supervisão dos voluntários

9. Avaliação dos voluntários

10. Reconhecimento dos voluntários

 

Esta ação de capacitação procura dar aos participantes as ferramentas necessárias para gerirem de forma eficaz os recursos humanos voluntários que se encontram em situação de exclusão social (migrantes, idosos, pessoas com incapacidade ou deficiência, ex-reclusos, etc.).

Público-alvo: Pessoas coordenadoras/gestoras voluntariado

Duração: entre 3h e 36h

Conteúdos:

1. O que é o Voluntariado Inclusivo

2. Obstáculos no Voluntariado Inclusivo

3. Estratégias no Voluntariado Inclusivo

4. Vantagens do Voluntariado Inclusivo

5. A Gestão do Voluntariado Inclusivo

6. Os diferentes públicos-alvo

Esta ação de capacitação pretende que os participantes promovam o envolvimento dos jovens, de forma ativa e participativa, nos seus programas e projetos de voluntariado.

Público-alvo: Pessoas coordenadoras/gestoras voluntariado

Duração: entre 3h e 36h

Conteúdos:

1. Noções e tipos de Voluntariado

2. Legislação e documentos oficiais

3. Reflexão para a ação - Direitos e Deveres no Voluntariado

4. No terreno - trabalho em equipa, comunicação interpessoal, resolução de conflitos, responsabilidades e compromisso

5. Mobilizar e educar os jovens para o Voluntariado

6. Desenvolvimento de programas de Voluntariado para jovens

Esta ação tem o objetivo de capacitar formadores que, posteriormente, irão instruir pessoas voluntárias em Iniciação ao Voluntariado.

Público-alvo: Formadores que ministrem formações em iniciação ao voluntariado

Duração: entre 12h e 24h

Conteúdos:

1. O papel do formador em Iniciação ao Voluntariado

2. Os contributos do voluntariado para um mundo melhor

3. Resenha histórica do voluntariado

4. Panorama atual do voluntariado no Mundo, na Europa e em Portugal

5. Os requisitos para o exercício do voluntariado

6. Definições e tipos de voluntariado

7. Informação legislativa portuguesa e outros documentos oficiais internacionais

8. Código ético da pessoa voluntária

9. Reflexão para a ação

10. No terreno

Esta ação de capacitação centra-se em dar aos participantes as competências necessárias para iniciarem a sua atividade de voluntariado e/ou fazerem uma avaliação das funções que já se encontram a desenvolver.

Público-alvo: Pessoas voluntárias

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Noções e tipos de Voluntariado

2. Reflexão para a ação

3. No terreno (trabalho em equipa, comunicação interpessoal, resolução de conflitos, responsabilidades e compromisso)

Esta ação de capacitação pretende que os participantes recebam as competências necessárias para uma experiência de voluntariado internacional, com uma reflexão específica sobre o pré, durante e pós missão.

Público-alvo: Pessoas voluntárias

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Noções introdutórias

2. Ciclo da missão

3. Desafios

4. Esferas de Sobrevivência

5. Consciência cultural

6. Viagem interior

Esta ação de capacitação procurar explorar a gestão emocional no decorrer da atividade voluntária, com a aquisição de ferramentas que evitem situações de desgaste emocional e Burnout, vulgo esgotamento.

Público-alvo: Pessoas voluntárias

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Gestão emocional no Voluntariado

2. Burnout e empatia

3. Sinais de desgaste emocional

4. Estratégias de prevenção de desgaste emocional

Esta ação de capacitação tem a finalidade de dotar os participantes de estratégias de comunicação eficazes, com recurso a ferramentas como o feedback, a assertividade e a comunicação não verbal.

Público-alvo: Pessoas voluntárias

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. O que é a comunicação

2. Saber ouvir

3. Comunicação empática

4. A importância do feedback

5. Comunicação verbal e não-verbal

Esta ação de capacitação tem a intenção de conduzir as pessoas voluntárias numa introspeção sobre o trabalho voluntário desenvolvido e no desenho de estratégias de melhoria contínua.

Público-alvo: Pessoas voluntárias

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. A relação de ajuda: Preconceitos, Livre Arbítrio e Gestão Emocional

2. Reflexão sobre o trabalho de voluntariado

3. Definição de objetivos e de estratégias pessoais no voluntariado

Esta ação de capacitação tem o propósito de aferir sobre os conflitos interpessoais e intrapessoais que surgem na atividade voluntária e dotar os participantes de ferramentas para os resolver.

Público-alvo: Pessoas voluntárias

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Tipos de conflitos: interpessoais e intrapessoais

2. O conflito: Antes e Agora

3. Formas de lidar com o conflito

4. Competência na gestão de conflitos

5. Estilo de comunicação em situação de conflitos

6. Exercícios de autodiagnóstico de estilo de comunicação

Esta ação de capacitação pretende transmitir aos participantes o conceito de expetativas e de como estas devem ser geridas no decorrer do programa de Voluntariado, com o propósito de salvaguardar a componente emocional dos participantes.

Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Conceito de Expectativa

2. Expectativa vs Realidade

3. A importância da gratidão

4. Definição de metas e objetivos

5. O papel da Gestão Emocional na Gestão de Expectativas

Esta ação de capacitação tem a finalidade de incluir o Voluntariado como uma meta pessoal e de que forma é que isto pode contribuir para o desenvolvimento de competências e valores dos participantes.

Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Conceito e definição de propósito de vida

2. Conceito e definição de metas e hábitos

3. Voluntariado como experiência de enriquecimento pessoal

Esta ação de capacitação procurar explorar o Voluntariado Virtual como um complemento ao Voluntariado presencial, através das suas potencialidades, principais desafios e estratégias solucionadoras.

Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Introdução ao Voluntariado Virtual

2. Potencialidades do Voluntariado Virtual

3. Condicionalismos e perigos do Voluntariado Virtual

4. Estratégias para uma experiência positiva de Voluntariado Virtual

5. Oportunidades de Voluntariado Virtual

6. Ferramentas e plataformas online

Esta ação de capacitação alberga as principais características da Formação Online e pretende dotar os participantes de competências para uma comunicação eficaz e desempenho efetivo.

Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. Noções introdutórias sobre Formação Online (síncrona e assíncrona)

2. Potencialidades da Formação Online

3. Competências-chave e funções da pessoa formadora

4. A importância da comunicação assertiva

5. Estilos de aprendizagem

6. Estratégias para um melhor desempenho na Formação Online

7. Ferramentas e plataformas online

Esta ação de capacitação tem a finalidade de promover uma reflexão dos participantes sobre como o Voluntariado pode ser encarado como um projeto de vida, ligado em pleno com os restantes parâmetros do quotidiano.

Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado

Duração: entre 3h e 18h

Conteúdos:

1. O Projeto de Vida

2. Definição de objetivos

3. Projetos de vida no Voluntariado

4. Motivações no Voluntariado

5. Etapas no Voluntariado

Esta ação de capacitação pretende exponenciar as competências de Educadores e Professores para a dinamização de atividades de Educação para o Voluntariado com crianças e jovens.

Público-alvo: Educadores, Pais e Professores

Duração: entre 3h e 12h

Conteúdos:

1. Introdução à Educação para o Voluntariado

2. Análise do Manual Pedagógico de Educação para o Voluntariado ”Aumentador de Asas”

3. Criação e implementação de dinâmicas lúdico-pedagógicas de Educação para o Voluntariado

Nota: Todos os serviços da Pista Mágica – Escola de Voluntariado são feitos à medida, pelo que o número de horas e o orçamento serão adaptados de acordo com as necessidades do cliente.

Workshops

A Pista Mágica, em virtude da sua equipa especializada em Gestão de Voluntariado, realiza Workshops com recuso a atividades práticas e à partilha de experiências a fim de promover a aquisição de conhecimentos de uma forma dinâmica e eficaz.

CADEI

A Pista Mágica, devido à experiência e conhecimento dos seus colaboradores em Gestão de Voluntariado, operacionaliza processos de implementação da metodologia CADEI (CApacitação, Diagnóstico, Experimentação e Impacte) que, pelo acompanhamento e aconselhamento, elaboram um diagnóstico, formulam soluções e auxiliam na resolução de problemas desta matéria.

Consulte o catálogo detalhado aqui e contacte-nos a explicar as suas necessidades de apoio especializado e será enviado um orçamento à medida: