Avançar para o conteúdo

Pista Mágica

logo_pistamagica_branco
fala connosco

Capacitação

construímos o voluntariado

A Pista mágica é composta por profissionais especializados na área do voluntariado e da gestão e organização do mesmo

Os nossos serviços definem-se pela flexibilidade de formato, conteúdo e horário das atividades, tendo em conta as necessidades do cliente. Pautamos por um serviço à medida, onde se insere a formação, os workshops, as palestras, a consultoria e a criação de produtos intelectuais como Guias e Manuais Especializados.

Gostavas de fazer parte da nossa equipa?

Vê as nossas oportunidades de trabalho, estágio e voluntariado.

foto-pistamagica7

Formação

Levamos a cabo vários serviços de capacitação direcionados aos agentes de voluntariado, sejam eles pessoas voluntárias, aspirantes a voluntárias, gestoras/coordenadoras de voluntariado e líderes organizacionais. Os nossos clientes são provenientes de todos os setores, desde o governamental ao da economia social e empresarial.

Disponibilizamos serviços online, presenciais e assíncronos, consoante as necessidades daqueles que servimos.
Contacte-nos para saber mais.

Gestão de
Voluntariado

Gestão de Voluntariado

Esta ação de capacitação pretende dotar os participantes das competências necessárias para gerirem de forma eficaz os seus recursos humanos voluntários. Público-alvo: Pessoas coordenadoras/gestoras voluntariado
Duração: entre 3h e 36h
Conteúdos:
1. Introdução ao voluntariado
2. Planeamento do programa de voluntariado
3. Organização do programa de voluntariado
4. Elaboração de perfis de posto de voluntários
5. Recrutamento dos voluntários
6. Entrevista e seleção dos voluntários
7. Preparação dos voluntários
8. Supervisão dos voluntários
9. Avaliação dos voluntários
10. Reconhecimento dos voluntários

Voluntariado
Inclusivo

Voluntariado inclusivo

Esta ação de capacitação procura dar aos participantes as ferramentas necessárias para gerirem de forma eficaz os recursos humanos voluntários que se encontram em situação de exclusão social (migrantes, idosos, pessoas com incapacidade ou deficiência, ex-reclusos, etc.).
Público-alvo: Pessoas coordenadoras/gestoras voluntariado
Duração: entre 3h e 36h
Conteúdos:
1. O que é o Voluntariado Inclusivo
2. Obstáculos no Voluntariado Inclusivo
3. Estratégias no Voluntariado Inclusivo
4. Vantagens do Voluntariado Inclusivo
5. A Gestão do Voluntariado Inclusivo
6. Os diferentes públicos-alvo

Voluntariado
Internacional

Voluntariado Internacional

Esta ação de capacitação pretende que os participantes recebam as competências necessárias para uma experiência de voluntariado internacional, com uma reflexão específica sobre o pré, durante e pós missão.
Público-alvo: Pessoas voluntárias
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Noções introdutórias
2. Ciclo da missão
3. Desafios 4. Esferas de Sobrevivência 5. Consciência cultural 6. Viagem interior

Iniciação para
Formadores

Iniciação para Formadores

Esta ação tem o objetivo de capacitar formadores que, posteriormente, irão instruir pessoas voluntárias em Iniciação ao Voluntariado.
Público-alvo: Formadores que ministrem formações em iniciação ao voluntariado
Duração: entre 12h e 24h
Conteúdos:
1. O papel do formador em Iniciação ao Voluntariado
2. Os contributos do voluntariado para um mundo melhor
3. Resenha histórica do voluntariado
4. Panorama atual do voluntariado no Mundo, na Europa e em Portugal
5. Os requisitos para o exercício do voluntariado
6. Definições e tipos de voluntariado
7. Informação legislativa portuguesa e outros documentos oficiais internacionais
8. Código ético da pessoa voluntária
9. Reflexão para a ação
10. No terreno

Iniciação ao
Voluntariado

Iniciação ao Voluntariado

Esta ação de capacitação centra-se em dar aos participantes as competências necessárias para iniciarem a sua atividade de voluntariado e/ou fazerem uma avaliação das funções que já se encontram a desenvolver.
Público-alvo: Pessoas voluntárias
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Noções e tipos de Voluntariado
2. Reflexão para a ação
3. No terreno (trabalho em equipa, comunicação interpessoal, resolução de conflitos, responsabilidades e compromisso)

Voluntariado
& Juventude

Voluntariado & Juventude

Esta ação de capacitação pretende que os participantes promovam o envolvimento dos jovens, de forma ativa e participativa, nos seus programas e projetos de voluntariado.
Público-alvo: Pessoas coordenadoras/gestoras voluntariado
Duração: entre 3h e 36h
Conteúdos:
1. Noções e tipos de Voluntariado
2. Legislação e documentos oficiais
3. Reflexão para a ação - Direitos e Deveres no Voluntariado
4. No terreno - trabalho em equipa, comunicação interpessoal, resolução de conflitos, responsabilidades e compromisso
5. Mobilizar e educar os jovens para o Voluntariado
6. Desenvolvimento de programas de Voluntariado para jovens

Gestão
Emocional

Gestão Emocional

Esta ação de capacitação procurar explorar a gestão emocional no decorrer da atividade voluntária, com a aquisição de ferramentas que evitem situações de desgaste emocional e Burnout, vulgo esgotamento.
Público-alvo: Pessoas voluntárias
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Gestão emocional no Voluntariado
2. Burnout e empatia
3. Sinais de desgaste emocional 4. Estratégias de prevenção de desgaste emocional

Comunicação
Eficaz

Comunicação Eficaz

Esta ação de capacitação tem a finalidade de dotar os participantes de estratégias de comunicação eficazes, com recurso a ferramentas como o feedback, a assertividade e a comunicação não verbal.
Público-alvo: Pessoas voluntárias
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. O que é a comunicação
2. Saber ouvir
3. Comunicação empática
4. A importância do feedback
5. Comunicação verbal e não-verbal

Melhoria de
Desempenho

Melhoria de Desempenho

Esta ação de capacitação tem a intenção de conduzir as pessoas voluntárias numa introspeção sobre o trabalho voluntário desenvolvido e no desenho de estratégias de melhoria contínua.
Público-alvo: Pessoas voluntárias
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. A relação de ajuda: Preconceitos, Livre Arbítrio e Gestão Emocional
2. Reflexão sobre o trabalho de voluntariado
3. Definição de objetivos e de estratégias pessoais no voluntariado

Gestão de
Conflitos

Gestão de Conflitos

Esta ação de capacitação tem o propósito de aferir sobre os conflitos interpessoais e intrapessoais que surgem na atividade voluntária e dotar os participantes de ferramentas para os resolver.
Público-alvo: Pessoas voluntárias
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Tipos de conflitos: interpessoais e intrapessoais
2. O conflito: Antes e Agora
3. Formas de lidar com o conflito
4. Competência na gestão de conflitos
5. Estilo de comunicação em situação de conflitos
6. Exercícios de autodiagnóstico de estilo de comunicação

Gestão de
Expetativas

Gestão de Expetativas

Esta ação de capacitação pretende transmitir aos participantes o conceito de expetativas e de como estas devem ser geridas no decorrer do programa de Voluntariado, com o propósito de salvaguardar a componente emocional dos participantes.
Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Conceito de Expectativa
2. Expectativa vs Realidade
3. A importância da gratidão
4. Definição de metas e objetivos 5. O papel da Gestão Emocional na Gestão de Expectativas

Desenvolvimento
Pessoal

Desenvolvimento Pessoal

Esta ação de capacitação tem a finalidade de incluir o Voluntariado como uma meta pessoal e de que forma é que isto pode contribuir para o desenvolvimento de competências e valores dos participantes.
Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Conceito e definição de propósito de vida
2. Conceito e definição de metas e hábitos
3. Voluntariado como experiência de enriquecimento pessoal

Voluntariado
Virtual

Voluntariado Virtual

Esta ação de capacitação procurar explorar o Voluntariado Virtual como um complemento ao Voluntariado presencial, através das suas potencialidades, principais desafios e estratégias solucionadoras.
Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Introdução ao Voluntariado Virtual
2. Potencialidades do Voluntariado Virtual
3. Condicionalismos e perigos do Voluntariado Virtual
4. Estratégias para uma experiência positiva de Voluntariado Virtual
5. Oportunidades de Voluntariado Virtual 6. Ferramentas e plataformas online

Formação Online
em Voluntariado

Formação online em Voluntariado

Esta ação de capacitação alberga as principais características da Formação Online e pretende dotar os participantes de competências para uma comunicação eficaz e desempenho efetivo.
Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. Noções introdutórias sobre Formação Online (síncrona e assíncrona)
2. Potencialidades da Formação Online
3. Competências-chave e funções da pessoa formadora
4. A importância da comunicação assertiva
5. Estilos de aprendizagem
6. Estratégias para um melhor desempenho na Formação Online 7. Ferramentas e plataformas onlin

Voluntariado:
Projeto de
Vida?

Voluntariado: Projeto de Vida?

Esta ação de capacitação tem a finalidade de promover uma reflexão dos participantes sobre como o Voluntariado pode ser encarado como um projeto de vida, ligado em pleno com os restantes parâmetros do quotidiano.
Público-alvo: Pessoas Voluntárias e Pessoas Gestoras de Voluntariado
Duração: entre 3h e 18h
Conteúdos:
1. O Projeto de Vida
2. Definição de objetivos
3. Projetos de vida no Voluntariado
4. Motivações no Voluntariado
5. Etapas no Voluntariado

Educação para
o Voluntariado

Educação para o Voluntariado

Esta ação de capacitação pretende exponenciar as competências de Educadores e Professores para a dinamização de atividades de Educação para o Voluntariado com crianças e jovens.
Público-alvo: Educadores, Pais e Professores
Duração: entre 3h e 12h
Conteúdos:
1. Introdução à Educação para o Voluntariado
2. Análise do Manual Pedagógico de Educação para o Voluntariado ”Aumentador de Asas” 3. Criação e implementação de dinâmicas lúdico-pedagógicas de Educação para o Voluntariado

WORKSHOP

A nossa equipa especializada em Voluntariado, realiza Workshops com recurso a atividades práticas e à partilha de experiências, para garantir a aquisição de conhecimentos de uma forma dinâmica e eficaz.

CADEI

Com a nossa experiência e conhecimento especializado em Gestão de Voluntariado, implementamos processos de criação ou reestruturação de Programas de Voluntariado com recurso à nossa metodologia CADEI (Capacitação, Diagnóstico, Experimentação e Impacto). Através desta ferramenta elaboramos um diagnóstico, apoiamos a implementação de soluções e auxiliamos na resolução de problemas.

foto-pistamagica2
0
Seu Carrinho está vazio!

Parece que você ainda não adicionou itens ao seu carrinho de compras ainda.

Procurar Produtos
Powered Voltage Emoji por Caddy