Links

VOLUNTARIADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado – www.voluntariado.pt
Bolsa do Voluntariado – www.bolsadovoluntariado.pt
Voluntariado nas Nações Unidas (UNV) – www.unv.org/how-to-volunteer.html
Centro Europeu de Voluntariado – www.cev.be
Para Onde? – www.paraonde.org
ProAtlântico – www.proatlantico.com

OFERTAS DE TRABALHO E TRABALHO VOLUNTÁRIO

Organização das Nações Unidas (ONU) – www.carreirasinternacionais.eu/organizacao-das-nacoes-unidas

Fundação Fé e Cooperação – www.fecongd.org

Reliefweb – reliefweb.int/jobs

Instituto Camões – http://www.instituto-camoes.pt/

World Volunteer Web – http://www.worldvolunteerweb.org/

Voluntariado cooperação internacional UE – http://ec.europa.eu/echo/euaidvolunteers/vacancies_en.htm

TRABALHOS E ESTUDOS SOBRE VOLUNTARIADO

 

Agostinho, Denise. (2011). Voluntariado: uma abordagem às motivações dos voluntários do Banco Alimentar. Dissertação de Mestrado, Universidade da Beira Interior, Portugal

 

Azevedo, Ana. (2017). O Projeto VOAHR. Uma visão acerca da inovação social. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

 

Cunha, Helena. (2014). Reforma, Voluntariado e Envelhecimento. Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal.

 

Delicado, A. & Varanda, M. (2011). Estudo de Avaliação dos Bancos Locais de Voluntariado. Relatório, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal.

 

Fernandes, Armando. (2012). Voluntariado como expressão de dádiva – uma abordagem institucionalista do voluntariado da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa. Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, Portugal.

 

Fernandes, S. (2013). O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): A sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda. Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

 

Fernandes, S. (2016). Manual de apoio na gestão de voluntariado. Porto: Federação Nacional de Associações Juvenis.

 

Ferreira, Marisa. (2012). Motivações e Gestão do Voluntariado no setor hospitalar em Portugal. Tese de Doutoramento, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

 

Fundação Eugénio de Almeida (2017). Voluntariado Inclusivo. Orientações Para Desenvolvimento de um Programa de Voluntariado Mais Inclusivo. Projeto Europeu “Voluntariado como Ferramenta de Inclusão” (2013-2015)

 

Gomes, Dora. (2009). Mundos Vividos: os Caminhos do Voluntariado Hospitalar. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal

 

Martins, Cátia. (2013). Motivação para realizar voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação. Tese de Doutoramento, Universidade do Algarve, Portugal

 

Rocha, Margarida. (2011). Motivações, Envolvimento Prévio, Satisfação e Intenção de repetir a Experiência no Voluntariado Ocasional: O Caso do Banco Alimentar Contra a Fome. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

 

Sampaio, Sónia. (2012). A Gestão de voluntários, no contexto particular das organizações sem fins lucrativos, em Portugal. Dissertação de Mestrado, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal